terça-feira, 23 de setembro de 2014

Amsterdam: roteiro de 3 dias

A primeira cidade que conheci na Europa foi Amsterdam. Simplesmente linda!
Passei quatro dias por lá e deu tempo de sobra para conhecer tudo! Então a dica é fazer um roteiro de 3 dias.
Amsterdam é popularmente conhecida pelos seus Coffe Shops. Mas atenção, lá isso é sinônimo de venda e consumo de maconha e não daquele cafezinho inocente.
Turista pode consumir? Pode, mas só dentro dos Coffe Shops.
Você vai encontrar turistas consumindo em parques? Vai, mas isso é proibido. Então não caia na tentação de acender um baseado no Vondelpark (parque mais famoso de lá) por que a polícia pega mesmo.

Bairro Jordaan. No centro, Westerkerk, igreja próxima à casa de Anne Frank

Se você pensa que por lá só dá maconheiro, está muito enganado. Para fugir dos turistas que vão atrás da erva evite se hospedar no centro de Amsterdam, ou próximo à estação central.
Escolha bairros mais tranquilos, como o Jordaan. 

Fila em frente ao museu Anne Frank





É por aqui que você começa a viagem. Neste bairro fica a casa da Anne Frank, visita obrigatória. Eu levei 3 horas para conhecer o museu, mas aqui o tempo vai de cada um. Dica: compre o ingresso on line e fure a fila. Vai por mim, você gasta 3 horas fácil parado do lado de fora.
Comprando on line você escolhe o horário da visita e entra por uma porta ao lado da entrada da bilheteria. Escolha o horário da manhã.




Depois de visitar o Museu, é hora de almoçar e aqui a dica fica para você conhecer os restaurantes da Leidseplein. Lugar de agito, bares, boates, compras... por ali tudo ferve, inclusive à noite! 


Aqui faça como os holandeses: tire os sapatos e relaxe


Se o tempo estiver bom (primavera, verão ou simplesmente sem chuva) dê um pulo no
Vondelpark, a praça mais famosa de Amsterdam.









E ainda pode degustar essa delícia!




Depois de almoçar e relaxar um pouco, chegou a hora de visitar a fábrica da Heineken!
Na Heineken Experience você vai ver todos os passos da fabricação da cerveja. Tem até um filme 4D, bem divertido. Você vai se sentir dentro de uma garrafa verdinha (delícia!).
E, novamente, seja esperto e compre seu ingresso antes, poupa horas de fila.




Se ainda tiver fôlego e tempo... dê um pulo na Estação central (Centraal Station). O prédio é lindo, rico em detalhes e vale a foto. Aproveite para experimentar as famosas batatas fritas com muita maionese, deliciosamente crocantes!  Tem carrinhos ali que vendem.


Caso queira relaxar, bebendo uma deliciosa cerveja, em um típico pub, agora é a hora! Mas atenção. Fuja dos Bares com placas de Heineken e Amstel na porta. Essas são para turistas e só tem as cervejas comuns. Heineken está para o holandês assim como caninha 51 está para o brasileiro. Ou seja, é daqui mas você não bebe por que tem coisa beeem melhor.
A minha dica é entrar pelas ruelas e buscar m pub pequeno, sem placa de cerveja na porta. Esses são os melhores. Um que eu gostei muito, me entortei bastante, é o 't Arendsnest (Herengracht 90). Ele fica no bairro do Jordaan, de frente para os canais, é uma graça. Tem cervejas holandesas, belgas e alemãs divinas!!!

Conheça a cidade de um outro ângulo, não tem como não amar!


No segundo dia comece com um passeio pelos canais. Eu fiz duas vezes, pois tem por vários canais diferentes. O guia geralmente fala inglês.
Impossível não se apaixonar! Conheça um pouco mais da história dessa cidade encantadora.
Você pode pegar os barcos ali em frente à estação central, tem várias empresas diferentes. Escolha uma e bom passeio.


Praça Dam, no centro histórico



Na volta, dê uma caminhada até a praça Dam, no centro histórico de Amsterdam.
É o coração da cidade. Já foi palco de muitos eventos e hoje concentra artistas de rua e muitos pombos. Ali você encontra o memorial da guerra (obelisco), a Nieuwe Kerk (onde os reis são coroados) e o palácio real (Het Koninklijk Paleis), só que o Rei não fica ali, é uma espécie de prefeitura.



Entrada do Museu



Depois de tirar as fotinhos na praça, é hora de pegar o tran e seguir para o Museu Van Gogh, parada obrigatória. Mais uma vez, compre sua entrada on line
Aqui, mesmo comprando pela internet, tem fila. Eu esperei uma hora para entrar, imagina quem não tinha ingresso! 
A dica aqui é dar uma passada na loja que tem ao lado do prédio, na saída. Lembranças pela metade do preço!!



Ali perto você encontra um dos famosos monumentos I amsterdam. Eu confesso que não tive saco de esperar para tirar uma foto ali e hoje me arrependo.

Terminado o dia, é hora de curtir uma cerveja especial em algum pub e dormir para aproveitar o a manhã seguinte.

a vista lá de cima é linda e de graça



No último dia vá conhecer o Museu Nemo, mas nada de comprar entrada! Faça a volta, suba as escadas e aproveite para observar a cidade de cima. No verão, os holandeses vão para lá para pegar sol e aproveitar as pequenas piscinas que tem no local. Vale a subida!










E claro depois vamos conhecer o famoso Bairro Vermelho!
Tentativa de fotografar o bairro vermelho, lá no fundinho
Tá vendo essa foto? Lá no fundo, à direita, fica o bairro vermelho. Por motivos óbvios (mulher, passeando sozinha) não visitei o bairro à noite. Mas, acredite, de dia as mulheres também ficam na vitrine. Não caia na tentação de tirar fotos. Em todos os cantos tem alguém vigiando, fazendo a segurança do lugar e fotos são proibidas. Vai por mim, vale a pena visitar, só não leve as crianças junto! Ali as mulheres ficam peladas na janela, qualquer um vê. Algumas mais vestidas, outras como vieram ao mundo.



Feliz entregando a minha bike




À tarde, alugue uma bicicleta e se perca pelas ruas da cidade. São milhares e milhares de bicicletas.
Amsterdam é considerada a capital mundial das bikes. Só na estação central, tem espaço para estacionar 8 mil bicicletas!!!






Ah, se você quiser visitar um Coffe Shop vá em algum do The BullDog, tem vários espalhados por Amsterdam e é o mais conhecido e confiável (acho que tem que ir mesmo, só pra ver como é, nem precisa comprar nada).
Não invente de se enfiar em um pequeno, em uma ruela do centro! Não se engane, o bolinho de marijuana pode te derrubar, aprecie com moderação!








Nenhum comentário:

Postar um comentário